PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL
A Construtora Segura Ltda. está sendo executada pela Fazenda Pública Municipal. Entretanto, a empresa havia
proposto uma ação de consignação em pagamento, com relação ao mesmo débito apontado na CDA que dá
fundamento à execução fiscal, tendo obtido ganho de causa, sendo certo que a sentença transitou em julgado.
Ocorre que a Fazenda Municipal, ao invés de levantar os valores consignados, permitindo a baixa do feito, propôs a
execução, mesmo já tendo ocorrido a baixa da inscrição do débito na Dívida Ativa Municipal, determinada pela
sentença na consignatória, que deu por cumprida a obrigação fiscal da empresa.
A Construtora Segura Ltda., expert na matéria, ingressou com exceção de pré-executividade, que foi liminarmente
rejeitada, entendendo o Juiz que o tema deveria ser tratado em sede de embargos, após a segurança do Juízo.
Prepare o recurso cabível da decisão que rejeitou a exceção de pré-executividade, fundamentando-o de forma
completa, registrando toda a matéria de direito processual e material pertinente. (Valor: 5,00)
Gabarito Comentado pela FGV: A peça a ser elaborada pelo candidato é um agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo
ativo (artigo 558 do CPC), admitindo-se, ainda a tutela antecipada na forma do artigo 527, III do mesmo
diploma legal. Sendo a decisão de rejeição liminar da exceção de pré-executividade de natureza
interlocutória, incabível outro recurso, que não o agravo de instrumento. Incabível a utilização do
princípio da fungibilidade, por se tratar de equívoco inadmissível na prática forense, a interposição de
recurso de apelação, ao invés de agravo de instrumento, para combater a decisão interlocutória em
comento. Na narrativa do enunciado da questão, a exceção de pré-executividade fora corretamente
proposta, eis que houve o pagamento por consignação, reconhecido por sentença, transitada em
julgado, desnecessária a dilação probatória, conforme referido na Súmula 393 do STJ. Tendo havido o
pagamento, a execução fiscal não poderia prosseguir, devendo ser extinta.
QUESTÃO 1
A Empresa LM S/A, produtora de cosméticos, recolheu a maior o IPI incidente sobre a saída dos respectivos produtos
vendidos a terceiros, tendo sido incluído, no preço da venda, o montante do tributo. Verificado o equívoco, a
empresa ingressou com pedido, junto à Receita Federal competente, ao efeito de ser declarado o pagamento
indevido e restituído o seu montante. A Receita Federal reconheceu o pagamento indevido, tendo, contudo, negado
o pedido de restituição.
Esclareça se é possível a repetição do indébito no caso vertente, quem deveria requerer e com qual fundamento.
Justifique com base no ordenamento jurídico em vigor. (Valor: 1,25)
Gabarito Comentado pela FGV: Inicialmente o candidato deveria citar o artigo 165 do CTN ou esclarecer o cabimento da repetição do indébito,
em função do pagamento a maior realizado pela empresa. Em segundo lugar, seria fundamental que o candidato
identificasse que o IPI é tributo indireto, ou seja, o ônus financeiro é, via de regra, suportado por terceiro,
chamado de contribuinte de fato. A norma do Código Tributário Nacional sobre a questão é o artigo 166 do CTN,
onde fica consignado que cabe a restituição do tributo pago a maior, desde que provado pelo requerente que
suportou o encargo financeiro, ou está autorizado a receber o valor pago de forma equivocada por quem ficou
com este ônus. Nestes termos destacou-se no gabarito a súmula 546 do STF. Por fim, o critério de correção
adotado prestigiou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, emitido na forma de recurso repetitivo, de
que, em se tratando de IPI, a legitimidade é do contribuinte de direito.
QUESTÃO 2
Determinado Município da Federação ingressa com execução fiscal referente ao IPTU devido, anos 2010/2011, em
relação a um imóvel de propriedade da Companhia de Saneamento do Estado em que está localizado o exequente. A
Companhia é sociedade de economia mista, dedicada à área de saneamento, com ações negociadas em bolsa de
valores.
Com base no caso apresentado, responda, com a indicação dos dispositivos legais pertinentes, aos seguintes itens.
A) Quais os fundamentos possíveis para a cobrança efetivada pelo Município? (Valor: 0,65)
B) O que poderia alegar a Companhia na defesa de seu interesse em não pagar o imposto? (Valor: 0,60)
Gabarito Comentado pela FGV: A questão proposta está sendo apreciada pelo STF, na sistemática de repercussão geral. Desta forma, a
banca considerou relevante, que os candidatos conhecessem e pudessem expor as duas posições
evidenciadas e pontuadas: a favorável à imunidade no caso de sociedade de economia mista, dedicada à
prestação de serviço público e aquela desfavorável, na hipótese desta mesma empresa ter ações
negociadas em bolsa de valores. Assim sendo, pontua-se quem responder pela impossibilidade do
reconhecimento da imunidade recíproca/artigo 150, VI a da CRFB/ artigo 173 § 2º da CRFB: natureza privada da
companhia, que não goza de privilégio não extensível às empresas privadas e também merece pontuação a
resposta que, no segundo item avaliado, registra que a atividade é serviço público não sujeito à exploração
privada: direito à imunidade, na forma do artigo 175 da CRFB, sendo inaplicável o artigo 173 §2º da CRFB para
quem presta serviços públicos.
QUESTÃO 3
Lei Estadual publicada em 12/05/2011 estabeleceu, entre outras providências, novo critério para apuração da base
de cálculo do ICMS, no sentido de que o valor correspondente aos descontos incondicionais nas operações mercantis
deve ser integrado à respectiva base de cálculo do ICMS.
À vista disso, alguns jornais especializados em economia noticiaram que a aludida lei seria inconstitucional, visto que
lei ordinária não poderia tratar de base de cálculo do ICMS, sendo matéria reservada à lei complementar.
Nesse caso, a notícia divulgada está correta? Justifique, com o apontamento de todos os dispositivos legais
pertinentes. (Valor: 1,25)
Gabarito Comentado pela FGV: Inicialmente o gabarito destaca o artigo 146, III A da CRFB, eis que neste dispositivo há expressa referência à lei
complementar como a ferramenta legislativa própria para fixar base de cálculo dos impostos. Nesse caso, a Lei
Complementar que disciplina matéria relativa ao ICMS é a Lei Complementar n. 87/96, dispondo em seu art. 13,
parágrafo 1º, inciso II, letra ”a”, que o valor correspondente à base de cálculo do ICMS inclui “seguros, juros e
demais importâncias pagas, recebidas ou debitadas, bem como descontos concedidos sob condição”. Em outras
palavras, os descontos incondicionais não deverão ser incluídos na base de cálculo do referido imposto, já
dispondo o STJ da Súmula n. 457 que veda a inclusão dos descontos incondicionais na base de cálculo do referido
imposto. Conclui-se, portanto, que a referida lei é inconstitucional.
QUESTÃO 4
Determinado Município instituiu, mediante lei, uma Taxa de Instalação de Rede Elétrica, tendo como contribuintes
moradores de certo bairro que se encontravam desprovidos do serviço de iluminação pública.
Nesse caso, tal exação fiscal se compatibiliza com o ordenamento jurídico tributário em vigor?
Justifique sua resposta, apontando todos os dispositivos legais pertinentes, ciente de que o fato gerador da taxa é a
instalação de rede elétrica. (Valor: 1,25)
Gabarito Comentado pela FGV: O gabarito proposto assinala como fundamental a referência ao art. 4º. Inciso I, do CTN, o qual dispõe que a
natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo seu fato gerador. Como segundo quesito de avaliação,
requer-se que o candidato saiba observar que a exação não é taxa, por não se tratar de serviço público específico
e divisível, nos ternos dos artigos art. 145, II, da CRFB/88 ou art. 77 do CTN. Por fim, como sempre é ressaltado,
registra-se que a mera pontuação de artigo não pontua.
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